
Embora não tenha cura, com o tratamento do autismo é possível melhorar diversos aspectos para melhorar a qualidade de vida, além de gerar reflexo por toda vida.
Para isso, é primordial que se tenha o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por terapeuta, fisioterapeuta, psicoterapeuta, terapia ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros.
REMÉDIOS
Apesar de não existir remédios específicos para curar o autismo, pode ser prescrito remédios para ajudar a controlar alguns dos sintomas, como a agressão, compulsividade, ansiedade, depressão, alterações do sono, e muitos outros.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação deve ser rica em nutrientes, vitaminas e minerais. O ideal é que seja feita com o auxílio do nutricionista para garantir o crescimento saudável.
É comum que algumas crianças recusem alguma textura, cheiro ou sabor e para isso é importante estar preparada para saber driblar.
FONOAUDIOLOGIA
Com os exercícios, a criança aumenta o vocabulário e melhora a voz através de brincadeiras. Isso é importante para melhorar a comunicação verbal da criança com o espectro autista com outras pessoas.
MUSICOTERAPIA
Auxilia a entender as emoções e ajuda a interagir com o ambiente à sua volta.
PSICOTERAPIA
Aqui será sempre guiado por um psicólogo, de modo a ajudar a criança a se desenvolver para realizar atividades do cotidiano.
Por fim, separamos algumas dicas finais que podem te auxiliar no dia a dia!
– Evite locais que tenham muitos estímulos (como mercado e restaurantes);
– Tenha sempre uma rotina, pois os autistas não lidam muito bem com mudanças;
– Olhe por toda sua casa e reforce a prevenção de acidentes;
– Incentive seu filho nas atividades em que mais se desenvolve!